
Todo começo é difícil e para profissionais da medicina pode ser um pouco mais complicado. Afinal, logo depois de se formar na faculdade você dá de cara com compromissos novos como a abertura de CNPJ, tributação e impostos. É muita coisa, né? Por isso, separamos algumas informações que você precisa saber antes de começar a trabalhar.
Quando um médico acaba de se formar é natural que ele vá prontamente procurar emprego, se preocupando apenas com exercer a profissão e sem refletir muito sobre qual a melhor opção para a sua carreira. Além dos plantões, existem diversas clínicas e consultórios que podem precisar das suas habilidades no quadro de funcionários.
Por que é importante saber disso ?
O que ninguém te conta é que por mais que você consiga trabalhar em regime de CLT e como pessoa física, essa modalidade de contratação não faz nada bem para a saúde dos seus bolsos. Para ter uma ideia, as cargas tributárias podem ser até 5x mais altas para quem opta por esse caminho.
Por isso, a melhor opção para um médico recém formado é a abertura do seu CNPJ, para poder trabalhar por conta própria, como prestador de serviços e não funcionário. Além de ser muito mais econômico, você ainda tem mais oportunidades, já que essa também é uma modalidade de contratação interessante para a outra parte do contrato.
Agora é a parte em que você se pergunta como fazer tudo isso. Afinal, ninguém te ensinou a abrir uma empresa nas aulas de anatomia. É aí que entra a contabilidade para médicos. No meio de todo esse processo de se tornar pessoa jurídica existem alguns trâmites burocráticos que são necessários.
Deixando tudo isso nas mãos de quem entende do assunto, você consegue focar nos seus plantões e tem a certeza de que está pagando seus impostos em dia, sem pagar a mais ou a menos.
Benefícios da contabilidade médica
Como já dissemos, quando você conta com a ajuda de quem entende do assunto tudo fica mais fácil. Você não corre perigo de optar pela modalidade de tributação mais cara, por exemplo, e que muitas vezes nem se encaixa com o tipo de serviço que você vai prestar. Mas existem algumas outras vantagens:
Mais oportunidades de plantões
Isso acontece porque geralmente a maioria dos hospitais e clínicas médicas preferem contratar prestadores de serviço, ou seja, médicos com CNPJ. O motivo? É que acaba ficando mais barato para eles do que a modalidade de contratação CLT. A contabilidade médica te ajuda a abrir o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sem burocracia.
Flexibilidade na rotina
Médicos que possuem cadastro como PJ têm mais controle sobre a sua rotina, autoridade sobre seus horários e flexibilidade para gerenciar seus plantões de acordo com outros compromissos da sua agenda.
Maior faturamento
Com a liberdade que vem junto ao não optar pelo regime de CLT, o médico em questão tem a possibilidade de trabalhar em mais de uma instituição ao mesmo tempo. Além disso, você pode fazer a sua própria escala e até mesmo abrir o seu próprio consultório.
Redução de impostos
Lembra que falamos no começo sobre a alta taxa de impostos para médicos com CPF? Pois é, além de todos esses outros benefícios, médicos que optam por se cadastrar como PJ possuem alíquotas muito mais baixas na hora de pagar impostos sobre seus faturamentos.
Aposto que ninguém te contou isso na faculdade, não é? Então fique sabendo que existem muitas outras informações que você ainda não sabe. Acompanhe nosso blog diariamente.